A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, executa na cidade uma obra de substituição e modernização de redes de água no Jardim Bom Retiro. A intervenção, que tem avanço de 78% no cronograma de trabalho, faz parte de um programa da empresa para ampliar e modernizar o sistema de distribuição de água do município.
No total, 4,2 quilômetros de tubulação já foram trocados nas ruas José da Costa Braz, Possidonia, Vinte e Sete, Vinte e Oito, Eduardo Carlos, Maria Zezinha Diniz, João Antônio Soares, Manoel Vitor Diniz, Maria Conceição da Rocha Ferraz, Augusta Diogo Aiala e Raimundo Alvez Diniz, totalizando 572 novos ramais de água nos novos trechos. Ao todo, 5,4 quilômetros de redes serão substituídos, além de 750 ramais, com o objetivo de melhorar o abastecimento local e reduzir as manutenções corretivas nas tubulações de ramais do bairro, beneficiando mais de 50 mil pessoas da região de Área Cura.
A nova rede que está sendo instalada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e DEFOFO, a depender do trecho. Ambos os materiais são mais resistentes e com baixo efeito de incrustação. Além disso, são de fácil manuseio e instalação e têm alta durabilidade.
É importante reforçar que a nova rede entrará em operação somente após o término da obra, pois deverá passar por teste de estanqueidade para garantir que não há perdas no novo trecho e, logo na sequência, pela lavagem e cloração para desinfecção e posterior liberação.
Após a liberação de todas as etapas mencionadas, a rede antiga será completamente desativada, bem como os antigos ramais. Neste momento, as residências migrarão para os novos ramais que estarão em espera.
Além da modernização das redes e ramais, o projeto contempla a setorização do bairro, recebendo a instalação de um macromedidor para a criação de um novo Distrito de Medição e Controle (DMC), pelo qual as redes específicas são designadas para abastecer cada região do município. Isso permite uma melhor gestão e controle na distribuição.
O macromedidor por sua vez, é um equipamento que, quando instalado em ponto estratégico da rede de abastecimento, permite uma avaliação precisa entre o volume de água produzido e o consumido, auxiliando na detecção de vazamentos.
“A proposta da concessionária com a troca das redes é atuar diretamente na modernização das tubulações e na redução das ocorrências de vazamentos e, desta forma, assegurar a disponibilidade de água para o bairro e garantir a qualidade, ao mesmo tempo que buscamos reduzir o índice de perdas da cidade. O plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações”, destaca a gerente de operações Viviane Moraes.
Nova etapa da obra
Seguindo o cronograma da obra, a partir da próxima segunda-feira, dia 04 de março, terá início a substituição de redes e ramais na rua José Vedovatto.
Devido ao trânsito intenso da via e para garantir a segurança de funcionários, motoristas e pedestres, o tráfego de veículos será interditado no local.
Entre os dias 04 e 06, a via permanecerá totalmente interditada das 8h às 17h. E, excepcionalmente, no dia 07, os trabalhos serão feitos no período noturno, das 22h às 5h. Nos dias 08 e 09, as equipes trabalharão para o recapeamento asfáltico do trecho, mantendo o trânsito parcialmente interditado na via.
A concessionária destaca que todos os esforços serão feitos para que as obras sejam concluídas o mais breve possível e com o menor impacto de ruídos à população. Mas reforça que, de acordo com as condições climáticas, o cronograma de trabalho pode ser reduzido ou prorrogado.
Oscilação no abastecimento
Durante a execução dos serviços, os imóveis localizados no quarteirão onde a equipe da BRK estiver trabalhando podem ter oscilações pontuais no abastecimento de água. A previsão é que, sempre no final das tardes, o fornecimento seja regularizado.
Adicionalmente, a concessionária está distribuindo material impresso informativo sobre a obra para conhecimento e programação dos clientes antecipadamente.